Conheça a consertada, bebida típica de Bombinhas

  • Home
  • Blog
  • Conheça a consertada, bebida típica de Bombinhas

Povoada pelos açorianos no século XVIII, a região do litoral centro-norte de Santa Catarina mantém viva as tradições dos europeias que chegaram no Brasil no período de colonização. Os novos moradores na península em que Bombinhas está situada criaram uma culinária com identidade própria e muito sabor, seja nos alimentos ou nas bebidas. – E, falando em bebidas, uma das mais heranças culturais é a consertada. Saiba agora tudo sobre a mais popular e tradicional bebida alcoólica típica de Bombinhas.

⠀⠀

O que é a consertada de Bombinhas?

A consertada é uma bebida alcoólica tipicamente feita pelos moradores de Bombinhas, feita a base de “café dormido”, cachaça e gengibre. Pode ser servida a temperatura natural, quente ou gelada. A receita era uma alternativa de reaproveitamento do café que sobrou do dia anterior e, ao mesmo tempo, uma maneira de esquentar o corpo nos dias frios do inverno.

A iguaria é preparada em um grande caldeirão escaldante, onde o café é misturado com uma grande quantidade de cachaça, gengibre e outras iguarias locais, como canela, cravo e erva-doce.

⠀⠀

⠀⠀

A bebida também era popularmente consumida durante as celebrações do Terno de Reis, uma das festividades mais tradicionais do município. Na ocasião, realizada após o Natal, entre 25 de dezembro e 6 de janeiro, pequenos grupos de músicos se reuniam e visitavam as casas tocando canções em referência a história bíblica dos Três Reis Magos.

⠀⠀

Onde encontrar a consertada em Bombinhas?

A consertada pode ser adquirida em garrafas nos alambiques e empórios da região ou provada como degustação em alguns restaurantes de frutos do mar e culinária local. Em muitos dos restaurantes, o produto pode ser degustado gratuitamente na entrada do estabelecimento.

Para quem virar fã da consertada, a dica é o Alambique Pedro Alemão, em Porto Belo. Fundada há quase 50 anos, a loja é uma das mais visitadas e recomendadas por moradores e turistas que visitam a região. O estabelecimento conta com linhas de produção própria, com sabores de cachaça, licores e, claro, consertada. – Aberto de segunda a sábado, das 8h às 18h.

⠀⠀

image2 Conheça a consertada, bebida típica de Bombinhas
Alambique Pedro Alemão. Fonte: Vice Brasil.

⠀⠀

Mais sobre a cultura açoriana em Bombinhas

Quer saber mais sobre a histórica da consertada e os costumes do povo bombinense? Uma visita ao Museu Comunitário Engenho do Sertão é o programa perfeito para você. Local onde também fica situado o Instituto Boi Mamão, é responsável por resgatar e promover eventos de valorização a cultura de Bombinhas.

O museu fica situado no bairro do Sertãozinho e é recomendado fazer um agendamento prévio antes da visita. Além de degustar a tradicional e legítima consertada, os visitantes têm a oportunidade de aprender mais sobre os costumes e histórias dos povos açorianos e os moradores de Bombinhas nos últimos séculos.

⠀⠀

image5 Conheça a consertada, bebida típica de Bombinhas

⠀⠀

Venha conhecer Bombinhas e se encantar com a cultura e culinária local. Além experimentar a consertada, degustar pratos como a caldeirada e o caviar de Bombinhas são experiências indispensáveis para uma visita completa ao município.

Faça uma reserva antecipada na Pousada Brisa do Mar e garanta os melhores descontos e ofertas. São inúmeras vantagens especiais para quem garante a hospedagem com antecedência. Conheça as opções e comece a programar as suas próximas férias agora mesmo.

RESERVE AGORA

Melhor Preço Garantido