Conheça os três parques ecológicos de Bombinhas

  • Home
  • Blog
  • Conheça os três parques ecológicos de Bombinhas

Situado em uma península no litoral centro-norte de Santa Catarina, o município de Bombinhas se destaca pela sua ampla área de preservação ambiental, proporcionando uma rica diversidade de atrativos de turismo de aventura ligados a natureza. Bombinhas possui, em sua totalidade, três Parques Naturais Municipais, além de uma Reserva Biológica Federal. Para conhecer a exuberância da natureza e diversidade de seus atrativos, saiba quais são os parques ecológicos de Bombinhas.

 

A seguir, confira um mapa com a localização dos parques ecológicos de Bombinhas.

 

 

Parque Natural Municipal da Galheta (PNMG)

O primeiro e mais antigo parque natural de Bombinhas encontra-se próximo a entrada do município. O Parque Natural Municipal da Galheta compreende a área verde situada na porção norte da península, considerado um divisor natural entre os limites dos dois municípios.

 

image2-1 Conheça os três parques ecológicos de Bombinhas

Vista da Praia de Bombas no final da Trilha Ecológica da Galheta. Fonte: TripAdvisor.

 

A área em que o parque está situado compreende características gerais da natureza de Bombinhas. Em sua geomorfologia, possui uma formação contínua de maciços cristalinos que percorrem a porção da orla, do sudeste ao sudoeste. Em sua mata, possui predominantemente a vegetação típica da Mata Atlântica, além de áreas marginais de nascentes e curso d’águas.

Entre os atrativos do Parque Natural Municipal da Galheta, destaca-se a presença da Trilha Ecológica da Galheta. Seu início se dá no canto esquerdo da Praia de Bombas e percorre toda a costa até a Praia da Galheta. Seu trajeto total, com cerca de 3676 metros (somando ida e volta), revela belezas paradisíacas e a indescritível praia deserta da Galheta, considerada uma das mais exuberantes de Bombinhas.

 

Parque Natural do Morro do Macaco (PNMM)

Decretado oficialmente como uma Zona de Preservação Permanente (ZPP), o Parque Natural do Morro do Macaco é um dos maiores e mais requisitados parques ecológicos de Santa Catarina. O local possui uma ampla diversidade de atrativos turísticos, proporcionando opções de aventura e lazer.

 

image3 Conheça os três parques ecológicos de Bombinhas

Turismo de aventura nos parques ecológicos de Bombinhas. Fonte: Turismo Bombinhas.

 

Além da vegetação da Mata Atlântica, o Parque Natural do Morro do Macaco apresenta remanescentes primários de Floresta Ombrófila Densa. Entre suas principais características, há a presença típica de árvores dessa floresta, como a Guarapuvu.

Entre seus atrativos, encontram-se trilhas, mirantes e praias. Além da Trilha Ecológica do Morro do Macaco e da Trilha da Tainha, na área em que o parque se encontra é possível conhecer o Mirante Eco 360º e as praias da Tainha, Cação, Porto da Vovó, Figueira, D’aguada e Buraco Quadrado. Já na Ilha do Macuco, que também pertence ao parque, é possível conhecer a Praia do Macuco.

A Casa do Turista oferta o passeio Bombinhas Adventure 4×4, que leva os turistas para explorar a região em que o parque está situado. O local também é denominado pelos moradores nativos como Cauda da Baleira.

 

Parque Natural Municipal Costeira de Zimbros (PNMCZ)

O terceiro, e mais novo, parque natural municipal de Bombinhas é o da Costeira de Zimbros. Situado a extremo noroeste da península de Bombinhas, a área compreende uma diversidade de dez praias, cachoeiras e vegetação nativa.

 

image4 Conheça os três parques ecológicos de Bombinhas

Área de vegetação do Parque Natural Municipal da Costeira de Zimbros. Fonte: Features Design.

 

Assim como o Morro do Macaco, a Costeira de Zimbros é preenchida predominantemente pela Floresta Ombrófila Densa. O território ainda apresenta características gerais do município, tendo a geomorfologia caracterizada por uma formação contínua de maciços cristalinos.

Entre os seus principais atrativos, destaca-se a presença das dez praias. Praia do Cardoso, Basílio, Lagoa, Casqueiro, Pasto, Lau/Hermínio, Triste, Mauri, Santa e Vermelha. Além da trilha, com percurso total com cerca de 4500 metros (somando ida e volta). O local ainda conta com cachoeiras e grutas em localizações remotas.

A Casa do Turista oferta o passeio Bombinhas Agreste. O tour guiado desbrava locais considerados os mais remotos de Bombinhas, revelando recantos preservados e únicos.

 

Brisa-do-mar Conheça os três parques ecológicos de Bombinhas

 

Agora que você já conhece os três parques ecológicos de Bombinhas, venha desfrutar de férias incríveis no litoral de Santa Catarina. A Pousada Brisa do Mar possui uma ampla estrutura com acomodações confortáveis para toda a família. Faça uma reserva antecipada agora mesmo.

RESERVE AGORA

Melhor Preço Garantido