Esportes aquáticos para praticar em Bombinhas

  • Home
  • Blog
  • Esportes aquáticos para praticar em Bombinhas

Bombinhas é conhecida pelas suas belas praias, com uma variedade incrível de características que tornam o lugar a única península catarinense. As praias de Bombinhas ainda são o lar de muitos turistas interessados em práticas esportivas, especialmente as relacionadas com o mar.

Pensando nisso, se você gosta de esportes, esse material vai especialmente para você.  Conheça os esportes náuticos para praticar em Bombinhas.

 

As praias de Bombinhas para esportes aquáticos

O que não falta em Bombinhas são oportunidades para praticar esportes, especialmente no mar. A grande dúvida que surge é: qual a melhor praia para a prática de esportes aquáticos em Bombinhas?

 

image2-3 Esportes aquáticos para praticar em Bombinhas

Praias de Bombinhas são ideais para todos os tipos de esportes náuticos e aquáticos. Fonte: Turismo Bombinhas.

 

As praias de Bombinhas estão espalhadas pela península, e cada uma possui características únicas, sendo então ideais ou não dependendo do esporte. Mas cada uma atende especialmente os principais esportes praticados por aqui.

 

O centro de Bombinhas

As praias localizadas no centro da cidade, como a Praia de Bombinhas, a Lagoinha, Sepultura e Embrulho, são caracterizadas como praias mais calmas, com águas de maré tranquila, como uma piscina natural. Essa característica é mais ideal para famílias, que procuram esportes mais calmos, como stand up paddle, vôlei na água e brincadeiras com crianças.

 

image3-3 Esportes aquáticos para praticar em Bombinhas

Praia de Bombinhas é uma das melhores escolhas para esportes aquáticos. Fonte: Turismo Bombinhas.

 

O costão de Bombas

Em outra parte da península, anterior ao centro, temos o bairro de Bombas. Essa praia possui cerca de 3 km de extensão e uma orla com calçadão. Outra praia é do Ribeiro, que dá acesso a uma trilha onde há um caminho de pedras (conhecido como costão de Bombas), muito usado por pescadores profissionais ou amadores com vara.

 

image4 Esportes aquáticos para praticar em Bombinhas

Vista do costão de Bombas, Praia do Ribeiro e Praia de Bombas. Fonte: Turismo Bombinhas.

 

Ambas as praias são pouco mais agitadas, mas não possuem grandes ondas. São consideradas praias mais abertas, ideias para jet-skis e bananabolt. Além, é claro de corridas de nado, pelo fato da extensão. Inclusive, a Praia de Bombas recebe campeonatos de natação devido seu porte maior e corrente ideal para nado.

 

Canto Grande – Mar de dentro

O bairro de Canto Grande em Bombinhas possui duas divisões na península, o que também se divide em dois mares, conhecidos como mar de dentro de mar de fora. Ambos com características diferentes.

O mar de dentro está localizado na parte oeste, na Baia de Zimbros. Essa parte possui águas mais tranquilas, pelo fato de ser mais protegida dos ventos por estar em uma região mais fechada. É o ponto de partida para pescadores, visto que tem mais visão da costa litoral.

 

image5-1 Esportes aquáticos para praticar em Bombinhas

Mar da Baía de Zimbros no pôr do sol. Fonte: Turismo Bombinhas.

 

O lado oeste, ou mar de dentro, pode ser considerado com praias mais tranquilas, boas para práticas com embarcações pequenas, como caiaque ou pescaria.

 

Canto Grande – Mar de Fora

O mar de fora fica na região a leste, possuindo águas mais agitadas, visto que então está em uma posição mais aberta, recebendo muitos ventos.

 

image6-1 Esportes aquáticos para praticar em Bombinhas

As praias de Bombinhas possuem praias que possibilitam a prática de surf. Fonte: Turismo Bombinhas.

 

Essa parte então torna-se especial para práticas esportivas de surf, windsurfe, velejo, entre outros esportes náuticos de pequenas embarcações ou pranchas.

Esse clima agitado do lado leste é ótimo para quem curte mais adrenalina, além de conhecer as características naturais únicas desse local. Esse lado possui troca de marés muito constantes, então vale atentar-se antes de cair na água.

 

Os benefícios dos esportes náuticos

De modo geral, os benefícios dos esportes aquáticos estão ligados a qualidade de respiração e nas articulações. Conforme o período da prática, a respiração melhora, tão quanto a qualidade motora.

Na natação, por exemplo, o esporte trabalha com praticamente todo o corpo. Logo, os músculos se tornam mais fortes, melhorando o desempenho muscular.

Em outros esportes que necessitam remadas contínuas, como surf e caiaque, os benéficos impressionam. Os braços ficam mais fortes, garantindo um desempenho melhor em retomadas de posição na água. Isso pode ser aplicado também nos esportes de vela, que trabalham muito o peito e os braços para controlar direções.

 

Quer saber mais sobre os benéficos, trouxemos essa matéria do O Globo sobre os esportes, e qual a melhor prática para execução. Confira:

Profissionais listam benefícios e cuidados com a prática de esportes

 

Concluindo

Praticar esportes aquáticos pode ser algo incrível. Nas praias de Bombinhas, isso fica ainda melhor em meio a características naturais incríveis, como vegetação preservada, águas transparentes e muito mais.

Mas e aí, tem alguma dúvida ou sabe de algo curioso sobre os esportes aquáticos de Bombinhas? Não deixe de nos mandar uma mensagem. Se você também estiver procurando algo tranquilo para fazer, porque não dá uma olhada no nosso outro material sobre praias para mergulho em Bombinhas. Até a próxima.

Brisa-do-mar Esportes aquáticos para praticar em Bombinhas

RESERVE AGORA

Melhor Preço Garantido