Festirua: o Festival Internacional de Teatro e Títeres de Rua de Bombinhas

  • Home
  • Blog
  • Festirua: o Festival Internacional de Teatro e Títeres de Rua de Bombinhas

O 2º Festival Internacional de Teatro e Títeres de Rua – Festirua está chegando! O evento marca uma das maiores manifestações culturais de Bombinhas, com 10 dias de programações especiais para entusiastas de teatro e títeres de rua. O festival contempla, além de apresentações teatrais públicas, exposições, mostras itinerantes, workshops, palestras, rodas de negócio e gastronomia. Saiba tudo sobre o evento, que acontece no município entre os dias 27 de abril e 5 de maio.

 

2º Festival Internacional de Teatro e Títeres de Rua – Festirua

A segunda edição do Festirua de Bombinhas, um dos maiores festivais internacionais de teatro e títeres de rua, já tem data marcada para acontecer. Durante 10 dias, entre 27 de abril e 5 de maio, o município do litoral catarinense receberá artistas brasileiros e estrangeiros para apresentações, rodas de conversas e negócios, workshops e palestras. O público poderá prestigiar as apresentações artísticas gratuitamente em espaços públicos do município em horários pré-agendados.

O evento, além de promover a valorização e preservação cultural, é uma alternativa para o município nesse período de pós-temporada. Por conta da ação, os turistas culturais foram introduzidos pela primeira vez em Bombinhas, proporcionando que o mercado hoteleiro e turístico se mantenha aquecido mesmo com a diminuição do fluxo de visitantes no município.

 

Quer saber mais sobre o que vai acontecer? Confira os atrativos.

 

Apresentações teatrais

Consideradas um dos pontos fortes do Festirua, durante os dias de festival acontecem apresentações teatrais gratuitas em diversos espaços públicos turísticos do município. As peças, além de atraírem um grande público, muitas vezes pegam de surpresa os visitantes que estão passando pelos locais, engajando-os a comparecerem em outras apresentações e, assim, fortalecer o evento.

Nessa segunda edição serão mais de 10 apresentações, incluindo peças de grupos locais, argentinos e até europeus. Você pode conferir a programação completa no site do evento.

 

image2-1024x683 Festirua: o Festival Internacional de Teatro e Títeres de Rua de Bombinhas

Apresentações teatrais públicas são ponto forte do Festirua em Bombinhas. Fonte: Divulgação/Festirua.

 

Exposições e mostras itinerantes:

As exposições e mostras itinerantes da segunda edição do Festirua prometem romper as barreiras municipais e contemplar, também, os municípios de Balneário Camboriú, Itapema e Porto Belo. Teatro de lambe-lambe é o tema que norteia os atrativos.

A maior exposição acontecerá no CAT – Centro de Atendimento ao Turista, em Bombas, com a exposição “30 anos de Teatro de Lambe-lambe”, das artistas Denise Santos e Ismine Lima, vindas diretamente da Bahia. O público poderá prestigiar as obras das 8h às 18h durante todos os dias em que o festival acontece.

Em Balneário Camboriú, a mostra itinerante “A Mariana e a Benzedeira da Ilha”, da Cia Sandra Baron, vai enfeitar o Teatro Bruno Nitz, às 20h do dia 2 de maio, uma quinta-feira.

Já em Itapema e Porto Belo, nos dias 3 e 5 de maio respectivamente, acontece a mostra itinerante de Teatro de Lambe-Lambe, a partir das 14h. Em Itapema a mostra acontece no Mercado Público Municipal e, em Porto Belo, na Praça da Bandeira.

 

image3-1024x768 Festirua: o Festival Internacional de Teatro e Títeres de Rua de Bombinhas

Exposições e mostras itinerantes são atrações confirmadas no 2º Festirua. Fonte: Divulgação/Festirua.

 

Workshops e palestras:

Artistas e entusiastas do teatro vão se animar com os atrativos do 2º Festirua. Durante os dias do evento, serão promovidos workshops e palestras gratuitos sobre o tema. Os assuntos englobados nos workshops abordam sonorização e iluminação para teatros de lambe-lambe, manipulação de bonecos com fio e criação de textos para teatro de mamulengo. Já sobre as palestras, a grande atração são as conversas “30 anos de Teatro de Lambe-lambe” com Denise e Ismine criadoras do Teatro de Lambe-lambe no Brasil em 1989; e “Seus Caminhos pelo Mundo” com José Quevedo/Venezuela e Paula Casanova/Espanha.

Vale lembrar que os workshops e palestras são gratuitos, mediante a inscrição, feitas antecipadamente por email (festiruabombinhas@gmail.com). Confira a programação e saiba os horários e detalhes dos cursos.

 

image4-1024x683 Festirua: o Festival Internacional de Teatro e Títeres de Rua de Bombinhas

Workshops e palestras também fazem parte da programação do 2º Festirua. Fonte: Divulgação/Festirua.

 

Rodas de negócio e conversas:

O artista também tem atrativos garantidos para prestigiar nesse Festirua. Na tarde da primeira segunda-feira de evento, 29 de abril, acontece uma roda de negócios sobre intercâmbio entre artistas e programadores. Já na manhã do feriado de 1 de maio, acontece uma roda de conversa sobre “os desafios do teatro de rua contemporâneo”, com a artista italiana Michela Aiello.

 

image5-1024x614 Festirua: o Festival Internacional de Teatro e Títeres de Rua de Bombinhas

Rodas de conversa e negócios vão movimentar mercado artístico da região de Bombinhas no Festirua. Fonte: Divulgação/Festirua.

 

Gastronomia:

A gastronomia é uma novidade no Festirua. Como parte da programação, a tradicional Tarde do Beiju do mês maio em Bombinhas será especial, com apresentações de teatro de lambe-lambe e degustação de uma das mais tradicionais iguarias do município: o beiju. Além disso, no Jardim Gastronômico do Alquimista, na noite do dia 29 de abril, acontecerá o Pirão Cultural, com uma programação que engloba os novos rumos da Lei Rouanet e o “Encontro Açoriano Norte Sul, com Chef Ofir Nobre de Oliveira”.

 

image6 Festirua: o Festival Internacional de Teatro e Títeres de Rua de Bombinhas

Chef Ofir Nobre de Oliveira estará presente na 2ª edição do Festirua Bombinhas. Fonte: Divulgação/Festirua.

 

Está pronto para prestigiar um dos maiores festivais internacionais de teatro e títeres de rua? Confira detalhes no site do festival e fique por dentro das novidades através das redes sociais.

 

image5 Festirua: o Festival Internacional de Teatro e Títeres de Rua de Bombinhas

 

Quer prestigiar o Festirua e não sabe onde se hospedar em Bombinhas? A Pousada Brisa do Mar é uma das patrocinadoras do evento. Estaremos com ofertas especiais de hospedagem para os dias de evento. Entre em contato e faça uma reserva antecipada agora mesmo.

RESERVE AGORA

Melhor Preço Garantido