Como é o mergulho de snorkeling em Bombinhas

  • Home
  • Blog
  • Como é o mergulho de snorkeling em Bombinhas

Detentor do título de Capital do Mergulho Ecológico de Santa Catarina, o município de Bombinhas é um paraíso para mergulhadores experientes e amadores. Entre as modalidades de mergulho praticadas na região, destacam-se os mergulhos tradicionais com cilindro e o snorkeling. Esse segundo é constantemente procurado por visitantes que ainda não possuem experiências prévias com o esporte, mas que desejam conhecer o fundo do mar. O esporte é uma ótima alternativa como porta de entrada na modalidade. – Conheça agora como é o mergulho de snorkeling em Bombinhas.

 

O que é o mergulho de snorkeling?

O mergulho de snorkeling é uma modalidade de mergulho aquático com baixo grau de dificuldade e grande acessibilidade. Para a prática, é necessário somente de uma máscara de mergulho e um canudo de respiração, conhecido como snorkel. No entanto, para aperfeiçoamento e máximo proveito, recomendam-se pés de pato e vestimenta adaptada para a atividade.

 

image2-3 Como é o mergulho de snorkeling em Bombinhas

O mergulho de snorkeling em Bombinhas pode ser realizado por públicos de todas as idades. Fonte: Pixabay.

 

A atividade consiste em um mergulho de superfície, onde o praticante fica com as costas para cima, em modo flutuação, e o rosto vidado para o fundo do mar, utilizando-se do canudo que fica emerso na superfície da água para respirar. Assim, proporcionando a possibilidade de contemplar a fauna e flora marinha de uma maneira imersiva e intensa.

O snorkeling pode ser praticado por todos os públicos. Devido ao baixo grau de dificuldade, a prática é indicada até mesmo para quem não tem muita familiaridade com água, desde que com as devidas precauções. Nesses casos, indica-se a utilização de boias ou adaptação em águas rasas antes de se aventurar em mares mais abertos.

 

Quais os tipos de snorkel para mergulho?

Antes de praticar a atividade, é bom lembrar: há vários tipos de snorkel. O equipamento nada mais é do que o cano que fica entre a boca do mergulhador e a superfície da água, proporcionando ao praticante a respiração mesmo quando imerso. Eles variam dos mais simples até bem sofisticados. Conheça.

 

image3-3 Como é o mergulho de snorkeling em Bombinhas

Modelo avançado de snorkeling, com cano ajustável, válvula de exaustão e proteção anti-onda. Fonte: Pixabay.

 

O cano rígido de snorkel é o modelo mais simples. Como o nome sugere, ele consiste em um canudo rígido que permite a conexão entre o mergulhador e a superfície, apesar da pouca flexibilidade. Tendo em vista esse modelo básico, há alguns “plus” que podem melhorar a experiência da prática:

– Cano de snorkel ajustável: com uma curvatura próximo a boca do mergulhador, esse snorkel permite ajuste de encaixe. Esse item permite deixar a experiência mais confortável já que o cano fica posicionado de uma maneira melhor no seu rosto e na superfície da água.

– Snorkel com válvula de exaustão: eventualmente a água vai entrar pelo cano que você utiliza para respirar. A missão é tirá-la dali para continuar a prática sem a necessidade de emergir. Para isso, você precisará dar um sopro forte e expulsar a água. – Acontece que isso normalmente pode não ser uma atividade muito simples se o seu snorkel não ter uma válvula de exaustão, já que a água terá que percorrer todo o trajeto do cano até a parte superior. Quando o snorkel possui uma válvula de exaustão, posicionada a baixo da boca do mergulhador, a tarefa é mais simples já que, para expulsar a água, ela não terá que fazer todo o percurso de volta até a parte superior do cano, vazando por baixo.

– Snorkel com proteção anti-onda:  independente da maré, o mar está em constante movimento. Como destacado no tópico anterior, eventualmente é inevitável a entrada de água. No entanto, com o “gadget” de proteção anti-onda, essa eventualidade fica ainda mais rara. Ele nada mais é do que um obstáculo que fica na parte superior do snorkel, dificultando a passagem de água.

 

image4 Como é o mergulho de snorkeling em Bombinhas

Máscara de snorkel full face. Fonte: Freepik.

 

Além dos vários gadgets de snorkeling, há a possibilidade de adquirir uma máscara completamente diferente. As máscaras de snorkeling full face cobrem o rosto todo e reúnem, em um único item, o cano de respiração e a máscara para os olhos. Além disso, o grande diferencial delas é a possibilidade de respirar com o nariz. – Muito indicada para quem não tem experiência com a prática.

 

Onde fazer mergulho de snorkeling em Bombinhas?

Há diversas maneiras e lugares para fazer snorkeling em Bombinhas. É possível adquirir ou locar os equipamentos em inúmeras lojas e operadoras de mergulho do município. O local mais indicado para a prática são as praias da Lagoinha e Sepultura. – Elas possuem maré tranquila e uma rica e diversificada fauna e flora marinha.

 

image5-1 Como é o mergulho de snorkeling em Bombinhas

Baía entre as praias da Lagoinha e Praia da Sepultura é considerada o melhor lugar para a prática de snorkeling em Bombinhas. Fonte: Features Design.

 

Para quem deseja ainda mais conforto, a dica é o passeio Aqua Aventura da Casa do Turista. O pacote inclui translado até o local, fornecimento de todos os equipamentos necessários e orientação de um mergulhador experiente. A experiência acontece na Praia da Sepultura. O passeio pode ser comprado com antecipação pela loja virtual da Casa do Turista.

 

Brisa-do-mar Como é o mergulho de snorkeling em Bombinhas

 

Faça uma reserva antecipada na Pousada Brisa do Mar e venha usufruir das mais inesquecíveis experiências de mergulho de Bombinhas com uma ótima opção de hospedagem. A pousada conta com acomodações para toda a família com café da manhã em uma localização privilegiada.

RESERVE AGORA

Melhor Preço Garantido

Notice: Undefined index: url_condition in /var/www/vhosts/pousadabrisadomar.com.br/brisa/wp-content/plugins/pixel-caffeine/includes/class-aepc-pixel-scripts.php on line 340

Notice: Undefined index: url_condition in /var/www/vhosts/pousadabrisadomar.com.br/brisa/wp-content/plugins/pixel-caffeine/includes/class-aepc-pixel-scripts.php on line 341