Mergulho na Ilha do Arvoredo em Bombinhas

  • Home
  • Blog
  • Mergulho na Ilha do Arvoredo em Bombinhas

Situado no litoral centro-norte de Santa Catarina, a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo é uma Unidade Conservação Federal entre os municípios de Bombinhas, Porto Belo, Tijucas, Itapema, Governador Celso Ramos e a capital do estado, Florianópolis.  Entre os atrativos, diversas expedições de mergulho partem de Bombinhas em direção a reserva. Por conta disso o município, situado na única península do sul do Brasil, é considerado a Capital do Mergulho Ecológico de Santa Catarina. No artigo de hoje, saiba como é o mergulho na Ilha do Arvoredo em Bombinhas.

 

A Reserva Biológica Marinha do Arvoredo

A Reserva Biológica Marinha do Arvoredo compreende uma grande área, de 17,6 mil hectares e 54,8 km de perímetro. Desde 1990, quando foi fundada, a área tem acesso controlado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), visando proteger a fauna e flora nativa, além de servir de fonte para diversas pesquisas. A Reserva é composta pelas ilhas: do Arvoredo, Galé e Deserta, além do aglomerado rochoso conhecido como Calhau de São Pedro.

 

image2-3 Mergulho na Ilha do Arvoredo em Bombinhas

Ilha do Arvoredo. Fonte: YouTube.

 

Atualmente, operadoras de mergulho de Bombinhas têm acesso regularizado para guiarem expedições de mergulho no sul da Ilha do Arvoredo.

 

Mergulho Ecológico na Ilha do Arvoredo

A área sul da Ilha do Arvoredo é destino de diversas expedições de mergulho ecológico que partem de Bombinhas. Nessa área, são inúmeros pontos de mergulho, que revelam toda a exuberância da fauna e flora marinha do local. Confira os melhores pontos e suas características no guia feito pela Pata da Cobra.

 

 

O Saco do Batismo é um dos pontos mais populares, procurado por quem deseja realizar um mergulho experimental. Nesse primeiro contato com o mergulho, os visitantes podem ter contato com tartarugas, grutas e cardumes de peixes crípticos. A profundidade é de 8 metros e a correnteza calma a caracterizam como mergulho de nível básico.

Além disso, os diversos outros pontos de mergulho da Ilha do Arvoredo prometem surpreender até os mais experientes na prática. Há pontos de mergulho de nível avançado com profundidade de até 30 metros, revelando as características mais incríveis da reserva.

 

A vida marinha na Reserva Biológica Marinha do Arvoredo

Grandes e variados cardumes de peixes, esponjas amarelas, zoantídeos, corais, nudibrânquios, gorgônias, arraias e tartarugas fazem parte do repertório. Confira o vídeo de Marcelo Krause e conheça a exuberância desse paraíso natural:

 

 

Como fazer mergulho na Ilha do Arvoredo em Bombinhas

No município de Bombinhas, são diversas operadoras de mergulho aptas a realizar mergulhos experimentais na Ilha do Arvoredo. Quem deseja praticar a atividade, tem ainda a opção de participar de uma aula prévia de mergulho experimental na piscina. Quem optar por esse pacote já sai apto para realizar o mergulho no local com comodidade e segurança.

Brisa-do-mar Mergulho na Ilha do Arvoredo em Bombinhas

 

Empolgado para realizar um mergulho ecológico na Ilha do Arvoredo em Bombinhas? Venha para o litoral catarinense usufruir de todas as opções de turismo de aventura disponíveis. Além do mergulho, são inúmeras praias, trilhas e mirantes para desvendar e conhecer.

RESERVE AGORA

Melhor Preço Garantido