O turismo gastronômico em Bombinhas

  • Home
  • Blog
  • O turismo gastronômico em Bombinhas

O turismo gastronômico é um dos gêneros turísticos de maior destaque nos últimos anos. A crescente possibilidade de viagens dá as pessoas a oportunidade de conhecer outros novos lugares, bem como outras culturas e tradições, como a gastronomia. Mas, você conhece o turismo gastronômico? Que tal mostrarmos um exemplo prático deste turismo em Bombinhas?

 

O que é o turismo gastronômico?

Há inúmeras discussões sobre sua origem, mas é impossível saber exatamente quando se começou a enxergar experiências gastronômicas como turismo. Pode-se presumir que se iniciou na Europa, com as primeiras navegações, gerando o compartilhamento de receitas e experiências.

image2 O turismo gastronômico em Bombinhas

O turismo gastronômico de Bombinhas. Fonte: Banco de Imagens Pixabay.

 

Muito tempo se passou desde então. Hoje, com os novos meios de comunicação e a tecnologia do transporte, está cada vez mais fácil ter experiências gastronômicas totalmente novas, pertinho da sua casa.

Atualmente esse gênero turístico movimenta milhões em todo o mundo, através de preparos gastronômicos de alto nível, ou até mesmo pequenas iguarias nas ruas de grandes cidades.

 

As características do turismo gastronômico

Segundo o blog Infood, a cozinha é a maior rede social do mundo. É claro que não estamos considerando como uma plataforma do  ciberespaço, mas de fato, a comida une as pessoas de uma forma que nenhum outro tipo de conteúdo consegue. E aí sim temos essa prática dentro desse universo online.

image3 O turismo gastronômico em Bombinhas

Filé de pescado e camarão são pratos tipicamente bombinenses. Fonte: Banco de Imagens Pixabay.

 

O turismo gastronômico está ligado não só ao comer e experimentar novos pratos, mas a uma experiência do compartilhamento de conversas e discussões acerca do que se está experimentando. Em suma, é a oportunidade de viver a essência de um lugar por meio de sua gastronomia.

 

image4 O turismo gastronômico em Bombinhas

O turismo gastronômico.

 

Do mundo para Santa Catarina – O turismo gastronômico em Bombinhas

Bombinhas é o menor município do estado de Santa Catarina, mas se engana quem pensa que não há uma rica cultura gastronômica no local.  A cidade recebe milhares de visitantes todos os anos, que vem não só para as 39 praias paradisíacas, como também para conhecer a herança gastronômica da cidade.

 

image5 O turismo gastronômico em Bombinhas

O camarão é um dos pratos mais apreciados na gastronomia de Bombinhas. Fonte: Banco de Imagens Pixabay.

 

O turismo gastronômico de Bombinhas é reflexo de uma tradição rica, carregando a história açoriana que é traduzida na mesa do turista.

Para entender melhor, buscamos um pouco da história da cidade.

 

image6 O turismo gastronômico em Bombinhas

Vista do mar de Bombinhas. Fonte: Turismo Bombinhas.

 

Bombinhas possui menos de 30 anos de emancipação. Em sua história, a colonização portuguesa foi quem influenciou a cultura e costumes. Quando as primeiras famílias portuguesas chegaram aqui, iniciaram seu processo de instalação perto do mar, surgindo as primeiras colônias de pescadores, e efetivando as tradições da cultura portuguesa com o mar. Daí em diante, a comida e bebidas (como a consertada) ganharam força e espaço na região. Atualmente, isso é refletido em pratos típicos herdados da cultura portuguesa, com variações entre os frutos do mar e caldos.

 

O turismo gastronômico de Bombinhas –  Pratos típicos da cidade

A gastronomia é um dos motivos que trazem centenas de visitantes para a cidade. Eles vêm provar a variedade de frutos do mar e sentir a essência da herança portuguesa na península bombinense. São brasileiros, argentinos, paraguaios, uruguaios… Públicos de todas a América do Sul, que vêm a cidade procurando experimentar a cultura gastronômica local.

 

Confira alguns dos pratos gastronômicos tipicamente bombinenses na imagem a seguir.

 

image7 O turismo gastronômico em Bombinhas

Pratos típicos de Bombinhas.

 

Concluindo

A gastronomia realmente se prova como uma grande rede, unindo pessoas de todos os lugares que trocam experiências na mesa, e ganhando novas a partir de sensações com a gastronomia. O turismo gastronômico de Bombinhas, como dito, é um dos atrativos que tornam a cidade um ótimo destino para passeio.

 

E aí, ficou com vontade de provar as delícias da gastronomia de Bombinhas? Se ficar alguma dúvida não deixe de comentar. Ficaremos felizes em responder suas dúvidas. Acesse nosso blog ou cadastre-se aqui para receber mais novidades como essa.

Brisa-do-mar O turismo gastronômico em Bombinhas

 

 Complemente sua leitura:

A gastronomia como produto turístico

RESERVE AGORA

Melhor Preço Garantido