Bombinhas, no litoral centro-norte de Santa Catarina, além de inúmeros atrativos naturais, possui passeios culturais diferenciados. O município está situado em uma área que, na época de colonização do Brasil, sofreu forte influência dos povos portugueses. Colonizada predominantemente por povos advindos das Ilhas dos Açores, a região da Costa Verde & Mar é um paraíso para os apreciadores da cultura portuguesa. Conheça quais são os principais atrativos culturais de Bombinhas.
Responsável por dar vida ao Museu Comunitário Engenho do Sertão, o Instituto Boimamão visa preservar o patrimônio material e imaterial do pequeno município de Bombinhas. Entre suas missões, destaca-se a preservação de memórias da arquitetura, gastronomia, danças, músicas, literatura popular, crenças e artesanato.
Museu Engenho do Sertão está entre opções de passeios culturais em Bombinhas. Fonte: Turismo Bombinhas.
O local é ponto de referência em preservação histórica. Entre suas principais ações, o museu busca evidenciar os saberes e fazeres da comunidade local de Bombinhas através de histórias e objetos da época da colonização açoriana. O museu conta com o engajamento da comunidade para recriar e reviver práticas, deixando-o mais legítimo e original.
Artesanato no Museu Engenho do Sertão em Bombinhas. Fonte: Rodrigo Dalri.
Desde 2007, o Engenho do Sertão está inserido no Cadastro Nacional de Museus Comunitários. Além de, em 2008, receber o selo Cultura Viva; em 2009 se Ponto de Cultura Escola Terra Engenho do Sertão; e, em 2013, tornar-se Ponto de Memória pelo IBRAM/MinC.
Fundado em novembro de 2014, o Museu Charles Darwin fica situado anexo ao Mirante Eco 360º, na estrada que ligas as praias da Conceição e Tainha. Seu objetivo é evidenciar as teorias do naturalista britânico Charles Darwin.
Museu Charles Darwin em Bombinhas. Fonte: Mineiro Minaz, via Google Maps.
O Museu de História Natural Charles Darwin possui um acervo sobre temas variados da arqueologia e arqueologia submarina de Bombinhas, além de anatomia animal, moluscos, geologia e invertebrados aquáticos. Entre as peças em exposição que mais se destacam, o museu possui peças dos naufrágios de Bombinhas, esqueletos e artefatos do Homem do Sambaqui e rochas, minerais e meteoritos de todas as partes do mundo. Para completar, o museu ainda possui um laboratório com aquários e quaternários, além de uma mostra sobre baleias e golfinhos.
Parte do acervo do Museu Charles Darwin em Bombinhas. Fonte: Turismo Bombinhas.
A modalidade da visita ao Museu de História Natural Charles Darwin é autoguiada. A entrada custa cerca de RS 10,00, com direito a visitação do Mirante Eco 360º. O museu abre todos os dias, das 8h às 19h no verão e das 8h às 17h30 no inverno.
A Capela da Nossa Senhora da Imaculada Conceição, no alto do morro entre Bombas e Bombinhas, é um dos mais importantes e históricos pontos turísticos do município. O monumento possui sua história baseada em memórias, contos e lendas dos povos nativos de Bombinhas.
Capela da Imaculada Conceição em Bombinhas. Fonte: Rodrigo Dalri.
Entre as principais características históricas do local, além de ter sido um dos mais importantes pontos de encontro da população bombinense na década de 1960 e 1970, destaca-se as suas destruições por raios. No início da década de 1960, a capela foi atingida por um raio que danificou sua estrutura e cruz. No entanto, na década de 1970 foi quando o local foi completamente destruído, por três raios que atingiram sua estrutura. Desde então, o local ficou em ruínas por 30 anos, para, em 2004, ser reformado por iniciativas privadas.
Altar da Capela Nossa Senhora da Imaculada Conceição em Bombinhas. Fonte: Rodrigo Dalri.
Atualmente, a Capela da Imaculada Conceição está aberta diariamente, entre às 9h e 16h.
Quer conhecer mais sobre os atrativos culturais de Bombinhas? Venha para a Pousada Brisa do Mar usufruir de tudo o que a única península de Santa Catarina tem a oferecer. – Uma das mais confortáveis opções de hospedagem que você pode encontrar.