Os três melhores passeios culturais em Bombinhas

  • Home
  • Blog
  • Os três melhores passeios culturais em Bombinhas

Bombinhas, no litoral centro-norte de Santa Catarina, além de inúmeros atrativos naturais, possui passeios culturais diferenciados. O município está situado em uma área que, na época de colonização do Brasil, sofreu forte influência dos povos portugueses. Colonizada predominantemente por povos advindos das Ilhas dos Açores, a região da Costa Verde & Mar é um paraíso para os apreciadores da cultura portuguesa. Conheça quais são os principais atrativos culturais de Bombinhas.

 

Museu Comunitário Engenho do Sertão em Bombinhas

Responsável por dar vida ao Museu Comunitário Engenho do Sertão, o Instituto Boimamão visa preservar o patrimônio material e imaterial do pequeno município de Bombinhas. Entre suas missões, destaca-se a preservação de memórias da arquitetura, gastronomia, danças, músicas, literatura popular, crenças e artesanato.

 

image2-1 Os três melhores passeios culturais em Bombinhas

Museu Engenho do Sertão está entre opções de passeios culturais em Bombinhas. Fonte: Turismo Bombinhas.

 

O local é ponto de referência em preservação histórica. Entre suas principais ações, o museu busca evidenciar os saberes e fazeres da comunidade local de Bombinhas através de histórias e objetos da época da colonização açoriana. O museu conta com o engajamento da comunidade para recriar e reviver práticas, deixando-o mais legítimo e original.

 

image3-1 Os três melhores passeios culturais em Bombinhas

Artesanato no Museu Engenho do Sertão em Bombinhas. Fonte: Rodrigo Dalri.

 

Desde 2007, o Engenho do Sertão está inserido no Cadastro Nacional de Museus Comunitários. Além de, em 2008, receber o selo Cultura Viva; em 2009 se Ponto de Cultura Escola Terra Engenho do Sertão; e, em 2013, tornar-se Ponto de Memória pelo IBRAM/MinC.

 

Museu de História Natural Charles Darwin em Bombinhas

Fundado em novembro de 2014, o Museu Charles Darwin fica situado anexo ao Mirante Eco 360º, na estrada que ligas as praias da Conceição e Tainha. Seu objetivo é evidenciar as teorias do naturalista britânico Charles Darwin.

 

image4 Os três melhores passeios culturais em Bombinhas

Museu Charles Darwin em Bombinhas. Fonte: Mineiro Minaz, via Google Maps.

 

O Museu de História Natural Charles Darwin possui um acervo sobre temas variados da arqueologia e arqueologia submarina de Bombinhas, além de anatomia animal, moluscos, geologia e invertebrados aquáticos. Entre as peças em exposição que mais se destacam, o museu possui peças dos naufrágios de Bombinhas, esqueletos e artefatos do Homem do Sambaqui e rochas, minerais e meteoritos de todas as partes do mundo. Para completar, o museu ainda possui um laboratório com aquários e quaternários, além de uma mostra sobre baleias e golfinhos.

 

image5 Os três melhores passeios culturais em Bombinhas

Parte do acervo do Museu Charles Darwin em Bombinhas. Fonte: Turismo Bombinhas.

 

A modalidade da visita ao Museu de História Natural Charles Darwin é autoguiada. A entrada custa cerca de RS 10,00, com direito a visitação do Mirante Eco 360º. O museu abre todos os dias, das 8h às 19h no verão e das 8h às 17h30 no inverno.

 

Capela da Nossa Senhora da Imaculada Conceição em Bombinhas

A Capela da Nossa Senhora da Imaculada Conceição, no alto do morro entre Bombas e Bombinhas, é um dos mais importantes e históricos pontos turísticos do município. O monumento possui sua história baseada em memórias, contos e lendas dos povos nativos de Bombinhas.

 

image6 Os três melhores passeios culturais em Bombinhas

Capela da Imaculada Conceição em Bombinhas. Fonte: Rodrigo Dalri.

 

Entre as principais características históricas do local, além de ter sido um dos mais importantes pontos de encontro da população bombinense na década de 1960 e 1970, destaca-se as suas destruições por raios. No início da década de 1960, a capela foi atingida por um raio que danificou sua estrutura e cruz. No entanto, na década de 1970 foi quando o local foi completamente destruído, por três raios que atingiram sua estrutura. Desde então, o local ficou em ruínas por 30 anos, para, em 2004, ser reformado por iniciativas privadas.

 

image7 Os três melhores passeios culturais em Bombinhas

Altar da Capela Nossa Senhora da Imaculada Conceição em Bombinhas. Fonte: Rodrigo Dalri.

 

Atualmente, a Capela da Imaculada Conceição está aberta diariamente, entre às 9h e 16h.

 

Brisa-do-mar Os três melhores passeios culturais em Bombinhas

 

Quer conhecer mais sobre os atrativos culturais de Bombinhas? Venha para a Pousada Brisa do Mar usufruir de tudo o que a única península de Santa Catarina tem a oferecer. – Uma das mais confortáveis opções de hospedagem que você pode encontrar.

RESERVE AGORA

Melhor Preço Garantido