A cultura da pesca em Bombinhas – Pesca Artesanal da Tainha

  • Home
  • Blog
  • A cultura da pesca em Bombinhas – Pesca Artesanal da Tainha

Tradição e herança cultural açoriana, a pesca artesanal da tainha é um dos mais importantes traços da história de Bombinhas. A engenharia, o artesanato e a gastronomia dos povos açores são elementos que se destacam nessa prática histórica. Conheça a pesca em Bombinhas.

 

Pesca em Bombinhas é uma herança dos povos açorianos

Com a maior parte de seus colonizadores advindos das Ilhas dos Açores, em Portugal, o município resguarda e mantém vivos os costumes e tradições europeus.

 

image1-1 A cultura da pesca em Bombinhas – Pesca Artesanal da Tainha

Pesca artesanal da Tainha em Bombinhas. Fonte: Rodrigo Dalri.

 

Mas os povos nativos também têm seu crédito. A engenharia dos açorianos, em conjunto com o conhecimento local dos indígenas, resultou no que hoje é a pesca artesanal da tainha: uma prática legítima e original da região sul do Brasil.

 

Qual o período da Pesca Artesanal da Tainha?

Por mais que a atividade esteja ligada as raízes culturais da região, a prática só é autorizada em um curto período do ano. O motivo é que, com a pesca desenfreada, os peixes não teriam tempo o suficiente para se reproduzir. Assim, respeitando os períodos específicos, consegue-se manter uma constância no tamanho dos cardumes no mar.

 

image2-1 A cultura da pesca em Bombinhas – Pesca Artesanal da Tainha

Em Bombinhas, Pesca Artesanal da Tainha é realizada entre maio e julho. Fonte: Rodrigo Dalri.

 

O período da pesca é reajustado todos os anos, de acordo com o risco que a prática apresenta a espécie. Normalmente, realizada num prazo máximo de 2 meses por ano, entre os meses de maio e julho.

 

Como conhecer a prática da Pesca Artesanal da Tainha

Fazer um passeio para Bombinhas e conhecer a Pesca Artesanal da Tainha é uma ótima opção para quem gosta de experiências culturais, visuais e sensoriais. No período em que a atividade é realizada, estamos na estação de inverno, garantindo um charme todo especial na cidade e principalmente nas paisagens do município.

 

image3-1 A cultura da pesca em Bombinhas – Pesca Artesanal da Tainha

Pesca Artesanal da Tainha é opção de turismo de inverno em Bombinhas. Fonte: Rodrigo Dalri.

 

Nas praias, as canoas e utensílios de pesca ganham espaço na areia, possibilitando a oportunidade de paisagens e fotografias especiais.

 

image4-1 A cultura da pesca em Bombinhas – Pesca Artesanal da Tainha

Utensílios de pesca ganham espaço na praia durante a Pesca Artesanal da Tainha em Bombinhas. Fonte: Rodrigo Dalri.

 

Além disso, quando um cardume de peixes é avistado no mar pelos pescadores, o espetáculo começa. Desde a correria para empurrar as canoas para a água até o momento em que a rede começa a ser puxada pelos pescadores na areia… E ainda tem a gastronomia!

 

A importância da tainha na Gastronomia de Bombinhas

Muitos dos principais pratos típicos do município de Bombinhas têm como ingrediente principal a tainha. Nos meses de inverno, os restaurantes da cidade oferecem ofertas e receitas especiais. Para quem deseja experimentar algo fresco e original.

 

image5-1 A cultura da pesca em Bombinhas – Pesca Artesanal da Tainha

Tainha é um dos principais pratos típicos de Bombinhas. Fonte: Pixabay.

 

Entre os pratos mais famosos feitos a partir da tainha, estão a tainha recheada, assada, frita ou grelhada e o caldo de peixe de tainha. Além disso, o peixe possui uma ova grande e amarelada. Incontáveis receitas podem ser feitas a partir dela, como a farinha de ova, ova frita e o famoso caviar de Bombinhas.

 

Brisa-do-mar A cultura da pesca em Bombinhas – Pesca Artesanal da Tainha

Ansioso para conhecer as tradições culturais de Bombinhas? Venha para a Pousada Brisa do Mar, usufrua de todas as experiências locais em uma das pousadas mais aconchegantes da região.

RESERVE AGORA

Melhor Preço Garantido