Praias de Bombinhas – Um roteiro de final de semana – Brisa do Mar

  • Home
  • Blog
  • Praias de Bombinhas – Um roteiro de final de semana – Brisa do Mar

As praias de Bombinhas são muito buscadas para as férias de verão e inverno. Milhares de turistas de todos os lugares vem a cidade em busca de férias extraordinárias, cheias de boas experiências ou um bom descanso em contato com a natureza local. Mas, sabemos que nem sempre é possível ficar por um bom tempo. Muitas vezes só temos aquele fim de semana, entre um feriado e outro.

Dessa forma, para esse material, preparamos um roteiro de fim de semana. Descubra algumas atividades!

 

Experimentar a gastronomia de frutos do mar nas praias de Bombinhas

Uma das tradições locais mais importantes da cidade, é sua gastronomia.  Um legado deixado por colonizadores que produziam suas atividades econômicas a partir da pesca artesanal. Dessa forma, deixando cardápios a base de frutos do mar e outras especialidades em grande variedade. Portanto, Bombinhas possui muitas possibilidades para sua população e turistas aproveitarem uma rica gastronomia.

salmon-518032_640 Praias de Bombinhas - Um roteiro de final de semana - Brisa do Mar

os cardápios com frutos do mar são muito variados em Bombinhas, especialmente no inverno. Crédito da imagem: Pixabay

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao chegar em Bombinhas da sua viagem de fim de semana, não deixe de achar um bistrô local, ou restaurantes a beira-mar. Certamente você encontrará pratos deliciosos a base de frutos do mar. Dentre algumas opções, temos  caldeiradas de Marisco e peixes, Tainha recheada, o caviar de Bombinhas e outros pratos de dar água na boca.

Caviar-de-Bombinhas-06-Estalagem-Don-Pablo Praias de Bombinhas - Um roteiro de final de semana - Brisa do Mar

O caviar de Bombinhas, também chamado de caviar brasileiro, é uma das especialidades da gastronomia de Bombinhas. Um prato imperdível para quem visita a cidade. Crédito da imagem: Don Pablo.

A culinária local é muito apreciada, pois utiliza elementos ricos na região, como a tainha, o marisco, anchova, etc.  Isso ajuda a trazer pratos sempre frescos e com sabores muito peculiares para quem deseja uma boa experiência gastronômica.

Recomendamos aproveitar especialmente o almoço, em locais como Bombordo Bistrô, Casa da lagosta, Cesar restaurante e outros restaurantes a beira-mar.

Fazer um turismo de experiência nas praias de Bombinhas

Seguindo com nosso roteiro, recomendamos você não perder a oportunidade de fazer um turismo de experiência. Se você não conhece muito bem a prática, o turismo de experiência é um formato em que você não somente visita um local, experimenta algo e etc. Mas tem uma imersão maior com aquela atividade, apreciando-a e conhecendo mais sobre suas características. De fato, tendo uma experiência diferenciada.

O turismo de experiencia é muito forte nas praias de Bombinhas, no qual você poderá realizar atividades como passeios de bike, trilhas e passeios guiados, trilhas de bugy, mergulhos experimentais e muitas outras atividades, onde é possível aproveitar muito bem a atividade e conhecer mais sobre a cidade de forma mais objetiva.

 

 

 

 

Para fazer um turismo de experiência, você pode escolher algumas destas atividades citadas, entrando em contato com algumas agências locais que ofertam essas experiências, como a Casa do Turista.

 

 

Participar da pesca artesanal da Tainha

Outra atividade imperdível para quem faz uma viagem de final de semana, nesse caso no inverno, é conhecer a pesca artesanal da tainha. Essa atividade é um legado das tradições históricas com a pesca, sendo continuadas ainda nos dias de hoje, como forma de economia para pequenas famílias ou ainda para continuar essa tradição deixada por várias gerações.

AAAAAAAAAAAAA-1 Praias de Bombinhas - Um roteiro de final de semana - Brisa do Mar

Praias de Bombinhas com a pesca artesanal –(Fonte: Features Design)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A pesca artesanal da tainha acontece porque os cardumes de tainha começam a migrar do sul da Argentina para o litoral do nordeste do Brasil. Assim que está ficando frio, elas começam essa migração em busca de águas quentes para reprodução. Isso corre em um período de maio a julho.

bbbbbbbbbbbbbb-1 Praias de Bombinhas - Um roteiro de final de semana - Brisa do Mar

Praias de Bombinhas com a pesca artesanal – (Fonte: Features Design)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dessa forma, ao passar pelo litoral, alguns cardumes são interceptados nas praias de Bombinhas pelos pescadores artesanais, com enormes redes e muitas pessoas que participam do cerco.

Confira a seguir um trecho de como funciona a operação dos pescadores para o cerco da tainha.

O evento é muito bonito de presenciar. Podemos ver as famílias unidas e um conjunto grande de pessoas que participam do cerco para trazer o peixe à praia. Vale a pena conferir.

Concluindo

Para muitos pescadores, as praias de Bombinhas são lugares abençoados todos os anos por trazerem ao município, cardumes que vão de 5 a 20 mil tainhas, que serão distribuídas entre eles e vendidas para comunidade e região. Importante salientar que a pesca é liberada, tendo sempre pesquisas ambientais para orientar os pescadores locais. Faça sua viagem de final de semana e aproveite.

Para saber mais sobre o que fazer em Bombinhas, temos sempre novos materiais em nosso blog. Acesse e não perca as novidades.

Leia também nosso material sobre passeios:

Hall Praias de Bombinhas - Um roteiro de final de semana - Brisa do Mar

RESERVE AGORA

Melhor Preço Garantido