Tipos de Mergulho em Bombinhas

  • Home
  • Blog
  • Tipos de Mergulho em Bombinhas

A prática de mergulho é muita realizada em regiões do litoral brasileiro. Aqui em Santa Catarina, o estado é considerado um dos polos mais promissores para a prática. o estado recebe praticantes nos níveis amador até o profissional, em diferentes categorias. Um exemplo prático é o mergulho em Bombinhas, operado por empresas ou podendo ser realizados de forma individual.

Pensando então em abordar essa característica de Bombinhas, preparamos um material especial. Selecionamos as principais categorias para o mergulho em Bombinhas.

Conheça e não deixe de praticar.

 

O mergulho livre

O mergulho livre é basicamente aquele feito sem qualquer tipo de equipamento específico. Ele pode ser realizado por qualquer um com os conhecimentos tradicionais de natação.

Geralmente esse mergulho é realizado de forma superficial, mas pode ser feito em maiores profundidades.

Indicações de praia para esse mergulho: praia do Embrulho, Lagoinha e Sepultura.

 

diving-455765_640 Tipos de Mergulho em Bombinhas

Mergulho em Bombinhas – Pousada Brisa do Mar – 01 (Fonte: Pixabay)

 

Snorkeling

O Snorkeling é um aprofundamento do mergulho livre, mas utilizando equipamentos básicos. A diferença é que este mergulho é feito com uma máscara tradicional de snork ou um full face.

Algumas empresas, como a casa do Turista, utilizam máscaras fullface para dar mais conforto e visibilidade ao praticante.

Esse mergulho pode ter um instrutor que fará a trilha do mergulho pelos principais pontos, auxiliando na prática. É um dos mais procurados em Bombinhas.

 

dive-15840_640 Tipos de Mergulho em Bombinhas

Mergulho em Bombinhas – Pousada Brisa do Mar – 03 (Fonte: Pixabay)

 

Mergulho autônomo

Indo um pouco para a linha semi-profissional,  temos o mergulho autônomo,  realizado com equipamentos  SCUBA (Self-Contained Underwater Breathing Aparattus).

Esse equipamento possui um cilindro de ar comprimido, possibilitando a respiração independente a da superfície.

Ainda podem ser utilizados uma roupa de Neoprene para controlar a temperatura corporal, um cinto de lastro, nadadeiras, regulador de pressão e outros equipamentos. Eles possibilitam o mergulho em Bombinhas um pouco mais profundo.

 

turtle Tipos de Mergulho em Bombinhas

Mergulho em Bombinhas – Pousada Brisa do Mar – 02 (Fonte: Pixabay)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um diferencial é que nesse tipo de mergulho o praticante poderá visualizar melhor a formação de corais e rochas, assim como ter um contato mais próximo com espécies de peixes.

Esse mergulho, contudo, já requer uma orientação de algum instrutor, além de aulas para realização com segurança.

Mergulho de Batismo

Já para o mergulho de batismo há sempre uma discussão sobre ele. Esse mergulho funciona como uma simulação de mergulho mais profissional, mas feito de forma mais leve e com uma alta supervisão dos instrutores.

Ele é feito com uma pessoa que não possui certificação, ou seja, tenha uma carteirinha do PADI, da SSI ou de outra organização internacional de mergulho.

Esse mergulho é uma espécie de amostra para que o praticante avalie se gostaria ou não de se aprofundar nas técnicas e se tornar um profissional certificado.

Mergulho em Bombinhas – Pousada Brisa do Mar – 05 (Fonte: Operadora de Mergulho Patadacobra em Bombinhas)

 

Esse mergulho já é um pouco mais técnico em comparação com o autônomo, com uma variação de técnicas de mergulhos e ensinamentos sobre a prática.

É recomendado para quem tem uma relação mais ativa com o mergulho, mesmo o superficial, para que então vá posteriormente se qualificar, fazendo os cursos necessários e possuindo uma certificação.

 

Mergulho profissional

Para encerrarmos as principais categorias, temos o mergulho profissional. Pelo nome, isso significa então que já não pode ser realizado por qualquer praticante.

Para entender melhor, o mergulho tem variações a partir das certificações. A partir do momento em que você escolhe se certificar para mergulhos mais técnicos ou até mesmo ser um instrutor, há diferentes certificações para cada situação.

Mergulho em Bombinhas – Pousada Brisa do Mar – 04 (Fonte: Operadora de mergulho Patadacobra em Bombinhas)

 

É como um sistema universitário. Você se gradua, mas se quiser dar a aula, terá que fazer um mestrado. E se quiser ser uma referência como profissional de mergulhos profundos, como aqueles de especialistas em exploração de naufrágios, aí é como se fosse um doutorado.

Para te ajudar, deixamos o material abaixo de como funcionam essa questão das certificações:

Certificações de mergulho – acesse

 

Concluindo

 O mergulho em Bombinhas é uma ótima oportunidade de conhecer melhor a região da península, assim como as características que a tornam tão especial.

Independente de certificado ou não, busque sempre consultar alguma operadora ou profissional de mergulho que conheça a região.

Leia também:

Esportes aquáticos para fazer em Bombinhas.

 

Brisa-do-mar Tipos de Mergulho em Bombinhas

RESERVE AGORA

Melhor Preço Garantido