Você sabe o que é jet-lag de viagem? Descubra se você já teve

  • Home
  • Blog
  • Você sabe o que é jet-lag de viagem? Descubra se você já teve

Sonolência, cansaço e fome em diferentes horários. Sensações que você já deve ter sentido durante uma longa viagem. O fato é que isso é normal e acontece com praticamente todas as pessoas que fazem uma viagem longas, especialmente quando se há grandes trocas de fuso horários. Essa sensação desarmônica é chamada de jet lag, e com ela, há muitas sensações que variam de pessoa para a pessoa, mas eu ninguém está livre de passar por esse momento.

 

Pensando em explorar melhor essa situação, trazemos um material especial para tirar suas dúvidas, e como ajudar nesse processo de viagem.

 

Afinal, o que é um jet lag de viagem?

 O jet lag é o termo mais utilizado entre as pessoas, mas na medicina é chamado de Dissincronose. Trata-se de uma espécie de fadiga de viagem. Está muito relacionado a viagens de avião, justamente por ser uma viagem na maioria de maior tempo e possuir diferentes fatores, como pressão, altura e descompensação de horários.

image2 Você sabe o que é jet-lag de viagem? Descubra se você já teve

Cansaço e sono são normais depois de longas viagens. Fonte: Banco de Imagens Pixabay.

 

A fadiga sentida pelo viajante não está expressamente ligada as atividades feitas durante a viagem. O X da questão está, de fato, no trajeto de ida ou volta do local, no qual, por possui grande distância e disfunção em relação ao Meridiano de Greenwich.  O jet lag pode ser traduzido como uma resposta  agrassiva do corpo humano sobre seu processo de adaptação a viagem e a descompensação de horarios passadas pelo vajante.

 

Os efeitos do jet lag no corpo humano

Isso significa que, ao chegar no seu destino, você irá perceber diferenças no seu corpo, como, sonolência, cansaço e até mesmo fome. Isso porque você está fora da sua zona de conforto, e ainda em um lugar com características diferentes do habitual, tanto em temperatura, como no ritmo da cidade.

 

 

Os primeiros efeitos são rápidos, mas podem ir ainda mais além. Dependendo da distância da viagem, o corpo poderá sofrer alterações biológicas maiores – parte do processo de adaptação, sendo sintomas como, problemas digestivos, alterações frequentes no humor, perca leve de memória, irritação no corpo, maior estresse, ansiedade, entre outros.

 

Como lidar com os efeitos do jet lag?

Para amenizar os efeitos do jat lag, o primeiro passo é ter uma boa noite de sono. Durma pelo menos 8 horas, para que seu corpo possa ter energia e disposição para encarar os efeitos da viagem.

 

image3 Você sabe o que é jet-lag de viagem? Descubra se você já teve

Sono de qualidade pode ser seu maior aliado antes de uma viagem. Fonte: Banco de Imagens Pixabay.

 

Se possível, uma semana antes da sua viagem, busque dormir cerca de duas horas mais cedo ou mais tarde. Dessa forma, você stará  acostumando seu corpo e dando a ele a oportunidade de entender uma nova programação biológica.

 

image4 Você sabe o que é jet-lag de viagem? Descubra se você já teve

A qualidade do seu sono também deve ser inclusa no seu planejamento de viagem. Fonte: Banco de Imagens Pixabay.

 

De prache, beber muita água é essencial. O liquido irá hidratar seu corpo e fazer com que haja um melhor desempenho do seu corpo na disposição, além de diminuir a fadiga.

Evite refeições pesadas antes da viagem pois seu corpo demora mais para digerir esses alimentos e, consequentemente, gasta muita energia no processo. Evite também a cafeína e bebidas alcóolicas, pois elas irão descompensar ainda mais o organismo e prejudicar seu preparo.

Por fim, vai uma dica valiosa. Esse material do Doutor Drauzio Varella explica bem como  ameniar os efeitos e preparar seu corpo para a viagem, especialmente se for internacional.

 

 

Concluindo

O jet lag pode ser um dos principais vilões da sua viagem. Mas com um bom preparo, pode se tornar apenas mais um registro de experiencia da sua viagem. Dessa forma, antes de viajar, busque se planejar com antecedência.

 Quer ficar por dentro desse e outros materiais? Curta a página no Facebook e fique de olho em nosso blog. Até logo, e boa viagem!

 

Brisa-do-mar Você sabe o que é jet-lag de viagem? Descubra se você já teve

Posts relacionados:

Viagem de final de semana

RESERVE AGORA

Melhor Preço Garantido